A terapia cognitivo-comportamental é uma modalidade de psicoterapia com base científica, apresentando resultados favoráveis para a maior parte dos problemas comportamentais e emocionais. Por esta razão, tem sido o modelo de intervenção psicológica mais frequentemente recomendado por entidades como a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a APA (Associação Americana de Psicologia).
Ela fundamenta-se na ideia de que os comportamentos e as emoções são influenciados substancialmente pela maneira como os indivíduos estruturam mentalmente o mundo, através da interação entre componentes genéticos, influências ambientais e história de vida. Sendo assim, a TCC procura analisar a relação entre os processos mentais e o comportamento humano, e a partir daí estabelecer as mudanças necessárias para restaurar o bem-estar das pessoas que passam por dificuldades emocionais ou comportamentais.
A TCC é uma psicoterapia focada em problemas, com planos de tratamento fortalecidos através de técnicas de intervenção cognitivas e comportamentais, com o objetivo final de desenvolver habilidades de enfrentamento para a superação de situações difíceis.
Na TCC , paciente e terapeuta atuam de forma colaborativa, e o terapeuta possui uma postura de acolhimento do paciente e de não-julgamento dos problemas trazidos ao consultório.
Quais são os problemas tratados pela TCC?
Pesquisas científicas apontam que a TCC é eficaz para o tratamento de problemas como depressão, ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, síndrome do pânico, fobias, déficit de atenção, transtornos alimentares, timidez, perturbações do sono, transtorno bipolar, estresse, baixa autoestima, transtornos de personalidade, dificuldades de relacionamento, entre outros.